Incluir as crianças nas tarefas de casa é benéfico para ela e para a família.

Atualizado: Jul 20


Envolver a criança nos afazeres domésticos é um desafio que requer tempo e paciência dos pais. Cada família tem o seu jeito, mas uma coisa você pode ter certeza envolver os pequenos nas tarefas de casa pode trazer muitos benefícios para a família e principalmente para a criança.

E não é só em casa que os benefícios aparecem. Na escola os resultados, também, são positivos. Ajudando em casa, ela vai construindo o pensamento através das atividades e consequentemente fica mais fácil fazer produção de texto na escola.

Com esta tarefa a criança adquire responsabilidade , organização, cooperação, prioridades, ordem de importância, rotina, limites, enfim várias habilidades que serão úteis por toda a vida.

A paciência dos pais, o carinho de aceitar o erro do filho por não conseguir fazer do jeito que ele quer é primordial para que a criança aprenda e adquira sua personalidade.

Segue algumas sugestões de atividades para as crianças realizarem em casa, mas toda atividade deve ser de acordo com a faixa etária e desenvolvimento.


- guardar os brinquedos;

- guardas as roupas;

- guardar os sapatos;

- arrumar a cama;

- guardar os brinquedos;

- retirar o lixinho do banheiro;

- colocar água e comida para o pet;

- arrumar a mesa para as refeições;

- retirar a mesa das refeições;

- lavar a louça;

- varrer o chão;

- organizar a mochila;

- escolher a roupa.

Enfim, existem várias atividades da vida diária que as famílias podem repassar as crianças ou mesmo adaptar para que elas consigam fazer. Todo cuidado é pouco na hora de iniciar uma atividade para que não vire um sacrifício. A criança precisa entender o que ela aprenderá com toda a movimentação, por isso o exemplo e o amor é a alma do negócio.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Entre em contato e vamos conversar.

1 visualização

47 3322 8369

Rua Hermann Hering, 288

Bom Retiro - Blumenau