Vamos dançar? Influência da dança na aprendizagem.Atualizado: Jan 12


Influência da dança na aprendizagem.

Sabemos que a dançar é colocar todo o corpo em movimento de acordo com a música. O que nem sempre acontece para aqueles que não possuem ritmos, não é? E dançar sem música, quem nunca fez isso?É fantástico, pois essa habilidade demostra segurança, desinibição, memória e autoestima. Mas que movimento é esse? Como fazemos isso?

Dançar não é simplesmente mexer pernas e braços e se deixar levar pela música. É considerada uma tividadec física de grande importância, já que trabalha os músculos, permite a socialização das pessoas e melhora habilidades como ritmo, agilidade e equilíbrio. Isso sem contar nos ganhos para a autoestima.

Possui benefícios como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória, o aumento da circulação sanguínea, mantém a pressão arterial controlada, ativa o sistema linfático, otimiza o condicionamento aeróbico e o principal, libera endorfina. Além de ser um exercício físico excelente, dançar é também uma grande terapia. Quem dança trabalha sua socialização com os colegas da turma, combate a timidez e a depressão, aumenta sua auto estima e disposição para enfrentar o dia-a-dia. É um exercício que interliga mente e corpo.

E onde a dança entre na alfabetização? Pois bem, os movimentos são primordiais para o desenvolvimento das crianças. É aqui que elas vão conhecer seu corpo e aprender a nomear cada parte , ter orientação espacial, orientação temporal e ritmo. O movimento na dança é inseparável do pensamento e da linguagem. Eles andam juntos como se fossem uma coisa só.

Existe uma preocupação com o desenvolvimento motor da criança porque juntos com a linguagem, o afeto, a cognição e a inteligência influenciam na aquisição da leitura e da escrita.

A prática da dança ajuda a criança no seu processo de maturação, permitindo que ela tenha mais autonomia, independência e aprenda situações mais complexas como as intelectuais.

Podemos dizer que é a integração entre corpo e mente.

Podemos perceber que o movimento, o mexer o corpo de alguma forma é de suma importância para a criança em desenvolvimento. A estimulação deve ser consciente e adequada.

A dança é um pedacinho da atividade motora que pode acontecer de várias formas e em todas idades. Deve ser praticada sempre que possível pois o resultado é inevitável. Na terceira idade trabalha a agilidade e a coordenação motora, fortalece grupos musculares importantes para a manutenção da saúde do corpo, estimula a mobilidade articular e ativa a atenção e a memória. Perfeito para o convívio social e autoestima. Para quem gosta de dançar, aproveita e pratique bastante......



Vamos dancar?

5 visualizações

47 3322 8369

Rua Hermann Hering, 288

Bom Retiro - Blumenau